Connect with us
Banner do Site

Opinião

Como não ser manipulado na política – Aula 4

Avatar

Published

on

Por Eduardo Frederico

Se você ensina, faz sermões na igreja, é músico, monta a cavalo, é político ou faz qualquer outra coisa que pareça interessante, já deve ter ouvido mil vezes a pergunta: “Você faz isso por dinheiro ou por prazer?” 

O que está omitido nesta pergunta?

Não é possível que alguém se dedique de todo o coração a alguma coisa sem ser por dinheiro e nem por prazer? O que está omitido nessa pergunta é aquilo que se chama vocação. Quem faz algo por vocação sente que é chamado a isso pela voz do eterno e isso lhe dá sentido na vida. Considerações de lucro ou prazer ficam fora ou só entram como elementos menores.

Vocação na política

Dá para acreditar que exista alguém que se dedique de todo o coração a alguma coisa pública sem ser por interesse econômico — ou, pior ainda, que continue se dedicando a ela como se fosse a coisa mais importante do mundo mesmo quando só dê lhe prejuízo e dor de cabeça?

O sisal teria este político?

Se sim, votemos nele.

E se não?

Então falta o quê?

Durante dois milênios, um ambiente assim foi criado e sustentado pela prática cristã do “exame de consciência”. Há equivalentes dela em outras tradições religiosas e místicas, mas nenhum na cultura laica contemporânea. Há as psicanálises, as psicoterapias, mas só funcionam nesse sentido quando conservam a referência religiosa à culpa pessoal e ao seu resgate pela confissão diante de Deus.

Então, faltaria Deus na política de Valente

Sendo claro: Na análise sobre a política é importante incluir tudo que diga respeito a sociedade, inclusive a religião. Percebo na forma cínica com que se mente na política valentense uma clara falta de consciência, que na teologia cristã se parece com a falta do Espírito Santo na vida destas pessoas.  

Valente será governada por satanás?

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Sisal Hoje, Criado em WordPress.