Connect with us
Banner do Site

Opinião

A SÍNDROME DO CAMALEÃO

Edilberto Ramos

Published

on

Acredito que essa aventura de pensar sempre em agradar os outros não é por demais complicada não, ao contrário.

Talvez seja muito fácil. Vai depender apenas de flexibilidade e capacidade de adaptação.

Convenhamos, desagradar os outros é uma coisa complicada demais. Gera stress, desconforto, pode angariar descontentamento, desapontamento e até atrair inimigos.

Como faço, então, pra “surfar na onda” da popularidade, tornar-me uma “persona grata”, bem aceita pela maioria e ser amigos de todos?

Acho que tenho uma receita. Vejamos.

Procure não ter posição definida sobre questões da vida humana. Vá se adaptando, flexibilizando, relativizando os conceitos. Pense e diga sempre o que o grupo social que você frequenta acredita e vive. Nada de posições “extremistas”.

Analise as pessoas. Perceba como elas pensam, como vivem, quais são os valores que defendem. Não as enfrente. Concorde sempre com as posições do seu grupo social.

Nada de fechar questão com temas controversos. Isso não vai te ajudar em nada. Você será tachado de radical e correrá o risco de ser um “cara chato”.

Pela manhã você pode ser capitalista e à noite abraçar o socialismo, sem o menor constrangimento.

Se conversar com algum amigo politicamente sintonizado com os partidos mais conservadores, faça coro com ele. Diga que você também simpatiza com muitas das ideias conservadoras.

Se por acaso, em algum momento, você tiver que frequentar um ambiente de maior preponderância de ideias mais progressistas, adapte-se a novos conceitos.

Mostre que você não é radical, que você é um ser humano moderno, que consegue se moldar a depender do ambiente.

Defender posições claras e firmes vai de trazer dor de cabeça e muita gente vai virar o rosto quando olhar pra você.

Nesse mundo onde se busca a popularidade a todo custo, a regra é sempre transmutar-se, ter um comportamento similar ao do camaleão e ir se adaptando como der.

Se você for um adepto de postar nas redes sociais, curta todas as fotos e publicações.

As mulheres adoram um elogio, fale que o cabelo dela está lindo e a pele está maravilhosa, mesmo que você não ache nada disso.

Se for um texto escrito por algum homem, diga que ele é um homem vitorioso, inteligente, vencedor, que o texto está brilhante, mesmo que você não concorde com nada do que ele escreveu ou até mesmo ache o texto fraquinho.

Isso vai te ajudar a levantar tua popularidade e, melhor ainda, não vai te trazer nenhum constrangimento. 

Nem pense em questionar os argumentos lançados no texto. Isso vai te trazer uma série de problemas, questionamentos, queixas etc.

Leve a vida assim no banho maria. Agrade a gregos e troianos. Quando chegar o dia da tua morte, teu cortejo fúnebre vai bombar de gente!

Edilberto Silva Ramos é bacharel em direito e servidor do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Sisal Hoje, Criado em WordPress.