Connect with us
Banner do Site

Politica

Açude de Valente coloca Ismael e Marcos em pé de guerra – parte 1

Avatar

Published

on

Por Eduardo Frederico

O município de Valente tem o maior penicão a céu aberto da região graças a incompetência de gestores do passado.

Os moradores maiores de 40 anos lembram que o referido açude era limpo até o final dos anos 1980 servindo de área de lazer para todos. Já os que beiram os 80 anos chegam a dizer que o açude municipal até os anos 1970 chegou a ter a água usada para consumo humano,

O que ninguém hoje pode negar é que um açude que recebe o esgoto da cidade inteira e até das clínicas e do hospital municipal representa risco a quem o usa.

Bate-boca Ismael e Tássio

O assunto açude rolava solto no whatsapp quando um acalorado bate-boca aconteceu ontem no grupo Política com Seriedade entre o prefeito na época do imbróglio Ismael Ferreira e Tássio Miranda, secretário de Marcos na gestão seguinte.

Tudo por causa da dúvida sobre se existia ou não dinheiro liberado ou deixado por Ismael para Marcos e os motivos da esperada recuperação do açude não ter saído e também quanto às obras de pavimentação e urbanização do local.

Acusações de Ismael – açude

Segundo Ismael ele conseguiu a aprovação de um grande projeto de quase R$17 milhões que tiraria todos os esgotos do açude e os tratava, recuperando tudo e que durante a gestão dele se chegou até ao ponto de licitação, restando a liberação da primeira parcela. “Deixamos tudo aprovado e caberia ao gestor que veio depois explicar o que houve”, disse o ex-prefeito.

Ismael também garantiu que os valores estavam previstos no orçamento da FUNASA e que a única contrapartida do município era o terreno para estação de tratamento.

Sobre a explicação do ex-secretário Tássio de que existiu um aumento considerável do valor da obra durante o projeto, Ismael Ferreira disse que queria explicações melhores, pois isso por si só não se justificaria para a coisa não ir adiante.

Questionado por uma terceira pessoa no grupo se ainda daria para recuperar este projeto hoje em 2023 Ismael respondeu e fez outra acusação: “Não, este projeto “eles” deixaram morrer, pois não mantiveram as atualizações e perderam os recursos”, disse.

Acusações de Ismael – barragem

No meio do dilema do açude, Ismael respondeu a um áudio de Leandro Ramos dizendo que a pavimentação da barragem foi um projeto que Marcos mudou a parte da orla, do parque, da iluminação e usou o dinheiro para a pavimentação.

Respostas de Tássio Miranda – açude

Este assunto do tal projeto de Ismael Ferreira para o açude já havia sido comentado por Tassio tempos atrás no mesmo grupo. Na oportunidade ele disse que a EMBASA não havia concordado com o projeto e que assim o dinheiro da primeira etapa foi devolvido para a origem sem chegar nos cofres da PMV.

Só que Rogério Lima disse lembrar do que Tassio tinha dito e Ismael discordou dizendo que a EMBASA não tinha nada a ver com isso.

Respostas de Tássio Miranda – barragem

“”O recurso que estava em conta para iniciar esse projeto da orla tinha que ser devolvido por não ter sido iniciado dentro do prazo. 

O que ouvimos do superintendente na época foi que se tivessem colocado pelo

menos uma pedra já teríamos argumentos para dar seguimento e ir entrando nas próximas parcelas , mas já que perderam o prazo esse dinheiro tem que ser devolvido”.

“Depois de muita luta, idas e vindas a Brasília, Marcos conseguiu convencer a fazer um projeto bem mais barato para ser feito com esse dinheiro que já estava em conta. E assim foi feito. 

Inclusive a obra foi rápida porque deram um prazo de poucos dias senão iriam exigir a devolução”.

“Resumindo. Pra não perder tudo aproveitou-se para fazer um projeto reduzido. 

Realmente se tivesse sido feito como o projeto inicial ficaria muito bonito. O projeto era robusto e muito bem idealizado”.

Ismael diz que Tassio não fala a verdade

“Se isso fosse verdade teria sido devolvido, tanto não é que tiveram tempo de fazer um novo projeto, que com certeza levou alguns meses”.

Tassio pegou ar

“Eu não sou homem de mentira, se você está acostumado a conviver nesse meio ou com esse tipo de pessoas eu já não sei, falo pouco, mas só falo o que eu sei. 

Mas como a eleição já começou os pré-candidatos têm que mentir ou passar informações pela metade para ver se consegue a aprovação popular.

Como não sou político prefiro me ausentar desse tipo de comício”.

Em tempo: Amanhã a parte 2 desta situação.

Não existem duas verdades e com certeza um dos esqueceu algo.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Sisal Hoje, Criado em WordPress.