Connect with us
Banner do Site

Populares

Coopsisal sonha alto e projeta beneficiar 25 mil litros de leite por dia até 2025

Avatar

Published

on

Quem passa pela BA 120, sentido São Domingos, não imagina que ali na Comunidade de Ouro Verde exista uma cooperativa de beneficiamento de leite de vacas e cabras com produção diária de 9000 litros. Pois bem, ali se encontra a Cooperativa mista dos agricultores familiares do território do sisal – COOPSISAL.

Fundada em 2009, a cooperativa passou por muitas dificuldades até 2020, quando problemas estruturais impedia a produção de deslanchar ficando estagnada em 2000 litros por dia aproximadamente.

Foi neste ano que Nadson Carvalho de Araújo se candidatou à presidência e deu novos rumos ao empreendimento, principalmente com acordos técnicos e de financiamentos junto ao governo do estado que permitiram a compra de novos equipamentos como resfriadores, tanque processador de iogurte, pasteurizador, envasadora, batedeira, embaladeira, entre outras máquinas voltadas para o desenvolvimento da bovi e caprinocultura de leite.

Cadeia de beneficiados

Atualmente a Coopsisal conta com 22 funcionários diretos e mais de 100 famílias atendidas diretamente, desde a base produtiva, até o processamento do leite e produção de outros derivados, no laticínio, recentemente requalificado e ampliado, com objetivo de alcançar outros mercados.

Crescimento

De um caminhão velho em 2020 hoje a Coopsisal já conta com uma frota de cinco. Dos quatro funcionários, hoje são 22 com perspectiva de chegar a 30 no final de 2025.

Quanto a produção hoje é de 9000 litros sendo projetado para os próximos dois anos 25 mil litros por dia.

Presidente sonha alto

O atual presidente, Nadson Araújo, é estudante de administração e diz com orgulho que nasceu e morou na roça até os 14 anos. Filho de pequenos produtores de leite do povoado de Ouro Verde, afirma estar à vontade na área por conhecer de perto as dificuldades do setor, pois entre os anos de 2017/18 ganhou dos pais as primeiras cabeças que produziam e vendiam o leite para cooperativas da região.

Em 2020 foi ser cooperado e em seguida aceitou também o desafio de participar da diretoria e posteriormente presidente. 

Atualmente a gestão da cooperativa é formada por jovens e este é, segundo Nadson, o grande trunfo revolucionário da equipe.

Convênios

Um dos convênios que mais ajudaram a coopsisal foi junto ao Banco Mundial via CAR – Governo do Estado e Bahia Produtiva, num valor inicial de aproximadamente R$ 2,5 milhões  que recentemente ganhou um aditivo que será usado na expansão dos negócios e capacitações. Parte foi empregado na construção civil, feito um novo anexo para a queijaria e produção de manteiga, instalação de caldeira, estação de tratamento, aquisição de gerador e caminhões e o restante em capacitações.

Ambição política

O presidente Nadson diz que recebeu convite de um grupo político de São Domingos para entrar na política também por causa dos resultados positivos a frente da cooperativa como uma forma de ajudar.

“Eu sempre fui uma pessoa que gostei muito de servir a todos, né? Então, eu sempre gostei de ajudar no que fosse possível. Porém eu nunca tive assim essa vocação, essa vontade de entrar pra política em si, mas com esse movimento na cooperativa, com o maior contato com gente eu passei a ver como natural essa transição. Vamos ver, né?”, respondeu Nadson ao questionamento sobre rumores em São Domingos de que sairia candidato a vereador ou mesmo a vice-prefeito.

“Ainda não sei se ainda é a hora, mas eu vejo que quando chegar o momento certo e eu tiver a oportunidade de meu ingresso na política então pensarei em servir e ajudar a população do município”, finalizou o presidente da coopsisal.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Sisal Hoje, Criado em WordPress.