Connect with us
Banner do Site

Opinião

Esqueçam Bolsonaro para ele não ficar maior ainda

Avatar

Published

on

Por Eduardo Frederico

Irônica e tragicamente, quanto mais a Justiça pressiona o ex-presidente, mais fortalece seu movimento. O ato de domingo foi a prova física disto

As críticas à manifestação de ontem, 25, trouxeram de volta perguntas que movimentaram o Brasil: quantas pessoas vão estar na avenida Paulista? Tinham 600 mil ou dois milhões? 

E desta forma, com a ajuda do PT, o ex-presidente conseguiu a foto que queria, com a avenida lotada.

Números

A dificuldade de medir esse tipo de evento público sempre deixará em aberto o número exato — e mesmo o aproximado — de manifestantes. Os responsáveis pela manifestação arriscam 2 milhões de bolsonaristas, porém a Universidade de São Paulo (USP) estimou 185 mil pessoas na avenida Paulista às 15h.

Bolsonarismo

Mesmo sem o número exato, a história nos mostra que movimentos de rua foram essenciais para a vitória de Bolsonaro em 2018. O que está em jogo atualmente, após o ato de domingo, é o que não estamos vendo.

Seria o impeachment de Lula que conta com recorde de assinaturas em Brasília? Novas manifestações irão pressionar os políticos?

Lula preso com tudo isso

Assim como fez Lula quando encurralado pela Justiça, Bolsonaro apela às massas. A mobilização em torno do petista não impediu que ele fosse preso, mas contribuiu para que ele fosse solto e voltasse ao Palácio do Planalto.

Já se sabe que a PF pretende usar as palavras proferidas pelo próprio ex-presidente contra ele na investigação sobre a trama golpista. Pode ser que, assim como Lula, Bolsonaro venha a ser preso. Mas a história recente do Brasil mostra que isso está longe de significar o fim de uma carreira política ou de seu movimento.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Sisal Hoje, Criado em WordPress.