Connect with us
Banner do Site

Politica

Jerônimo critica saúde municipal quanto a regulação

Avatar

Published

on

Por Eduardo Frederico

Durante café da manhã com a imprensa, no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, nesta terça-feira (26), o governador disse que tem atuado para “amadurecer o sistema”, mas confessou que o tema ainda está o  inquietando. “Sei que estamos amadurecendo o sistema, mas ninguém aguenta ver pedidos de salvamento de vidas e não poder fazer a movimentação de vida. A regulação tem me inquietado, mas estamos num caminho seguro”, comentou.

No entanto, o governador cobrou que os municípios também colaborem com a situação. “O que for do município, ele que faça”, ao citar que entende  que em alguns casos é necessária a regulação para hospitais estaduais. “…não quero ninguém na porta do hospital, bota maca, bota cama. A regulação, a minha crença é que nossos equipamentos no interior funcionem e a gente possa estabilizar”, completou.

A interpretação do SisalHoje é a de que o governador entende que é necessário levar para os municípios um suporte de média complexidade que desafogue os grandes centros, deixando para estes os casos mais graves.

É uma interpretação correta, porém exige uma mudança de mentalidade e também um trabalho de reforço técnico. Se tem habitualmente os hospitais de municípios abaixo de 100 mil habitantes como um local de atendimentos ambulatoriais, de pronto-atendimento, estabilização de pacientes e imediata remoção para centros maiores.

Mudar esta cultura não será fácil.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Sisal Hoje, Criado em WordPress.