Connect with us
Banner do Site

Politica

Luciano Araújo quer o PT raiz ao lado de Marcos

Avatar

Published

on

O deputado Luciano Araújo respondeu algumas perguntas enviadas para Leandro Mota que é seu assessor em Valente e fez declaração surpreendente sobre sua busca de estreitamento de relações entre Marcos Adriano, que é seu candidato a prefeito, com o que ele chamou de PT raiz, formado – segundo ele também – por Leninha e José Silva.

Na oportunidade falou sobre o seu mandato, relação com o governo da Bahia na figura de Jerônimo, eleição 2024, família de Ubaldino Amaral e perspectivas de futuro.

Leiam ou ouçam a entrevista abaixo:

1 – SisalHoje: Primeiro mandato seu. Quais as suas primeiras impressões?

Deputado Luciano Araújo: Este meu primeiro mandato como deputado tem sido de muito trabalho. Eu nunca parei nesses últimos quatro anos. Na verdade, quando eu perdi a eleição em 2018 eu foquei no trabalho e para mim não mudou nada. Eu não tinha mandato, mas continuei trabalhando, continuei reivindicando, principalmente para nossa região do sisal, que eu gosto e conheço, pois sou filho e sei dos problemas aos quais nós enfrentamos ao longo desses anos todos. Então eu nunca parei e tenho sempre trabalhado nesse sentido. Foi graças a esse nosso trabalho que nós conquistamos o mandato e a nossa perspectiva é de continuar e de não parar. Sempre com esse nosso ritmo que nós temos e que graças a Deus vem dando certo.

2 – Surpreendeu a sua boa relação com o governador Jerônimo. 

Deputado Luciano Araújo: A minha relação com o governador sempre foi cordial, mesmo antes da eleição. Mesmo antes da campanha política, Jerónimo como secretário e eu simplesmente como uma liderança política, mesmo de lados opostos, mas sempre nos respeitamos. O governador sempre foi um amigo. Ele inclusive teve a oportunidade de trabalhar em Valente e nós tivemos oportunidade de nos conhecer e sempre nos respeitamos. 

Quando o governador foi eleito, do primeiro para o segundo turno, ele me convidou para fazer um bate-papo e eu fui muito sincero com ele. Disse: Governador eu tenho minha linha e eu não posso agora mudar de lado. Acho que qualquer mudança é válida, mas para qualquer mudança que você faça tem que saber a hora certa de mudar e eu achei que  mudar naquele momento eleitoral não seria muito bom para mim. Eu tinha que conversar com minhas lideranças e com as pessoas que votaram comigo. Já se ele tivesse interesse ao longo da governabilidade na Assembleia Legislativa durante o mandato, tudo bem. Mas no período eleitoral eu não poderia fazer esse tipo de mudança e fui muito bem entendido por ele. Já depois da eleição ele me convidou para fazer parte da sua base e desde que assumi no dia 1º de fevereiro eu venho mantendo uma relação de lealdade com o governador. Venho mantendo com o governador a minha posição de fiel escudeiro de votar com os projetos dos interesses do povo baiano. Então eu tenho sido muito correto e ele também comigo. Portanto, a minha relação com o governador tem sido perfeita. Tem sido muito boa tanto de um lado quanto do outro. Também com a equipe toda e o secretariado que vem nos tratando como aliado e isso inclusive tem incomodado algumas pessoas de Valente, por exemplo. Algumas pessoas que achavam que mandavam em todos os cargos, mandavam no governador e agora as coisas mudaram. O governador é um homem de diálogo e ele tá sempre querendo ampliar seu grupo. A eleição que ele ganhou foi uma eleição apertada e ele é inteligente e quer ampliar seu grupo. Então eu estou aqui como novo aliado do Governador.

3 – Sucessão municipal em Valente. Como está vendo o ambiente?

Deputado Luciano Araújo: Na eleição Municipal de Valente é claro que vou ter que me posicionar. Praticamente todo mundo já sabe qual será a minha posição. Eu quero consertar um erro do passado e darei o meu apoio pessoal a Marcos Adriano. É um cidadão simples, humilde e sério que teve seu mandato interrompido pelo próprio grupo que tentou lhe desgastar.

O atual prefeito fez de tudo para que Marcos não fosse para reeleição e acabou conseguindo. 

Eu como pertencia ao grupo da oposição trabalhei naquele sentido o tempo todo para podermos eleger Ismael e não conseguimos. Tive minha parcela de contribuição para que Ismael fosse prefeito de Valente antes, votei nele por três vezes, não sendo retribuído por ele em nenhuma das vezes que fui candidato. Então eu tenho dois nomes colocados em Valente e tenho por obrigação para consertar o erro que cometi lá atrás votar agora em Marcos Adriano e acho que ele merece a oportunidade. O povo de Valente percebeu que Marcos saiu como vítima, que as pessoas que estiveram ao redor dele foram ingratas com ele e não é a toa que nas pesquisas ele vem despontando como o candidato mais forte e tenho certeza que neste segundo mandato ele vem mais forte e mais experiente e no meu mandato de deputado eu terei como ajudá-lo também. E tenho certeza que ele fará uma grande administração.

4 – Valente precisa mudar? Está na hora de tirar os Amarals do poder?

Deputado Luciano Araújo: Olhe, eu acho que tem que tirar os Amarals do poder, eu não sei se esta é a frase exata mas Valente já acordou, já enxergou e já viu que não dá mais para este sistema de gestão do atual prefeito. Ele ainda esta naquele tempo do passado, da gestão arcaica, Ele que foi eleito com uma ampla maioria de votos por jovens, por pessoas da sociedade, por empresários, por comerciantes e quando o cidadão monta a sua equipe ele esquece todas estas pessoas, essas lideranças que lhe apoiaram e todas as pessoas de bens e os jovens qualificados que Valente tem muito hoje e que muitos deles estão desempregados. E ele se preocupou apenas em montar uma equipe familiar onde o irmão é secretário, onde a filha é secretária, onde os parentes todos estão empregados e esse tipo de gestão Valente não pode mais aceitar. Valente tem que mudar por isso. Valente precisa ter uma gestão moderna. Valente precisa ter uma gestão participativa, onde os jovens sejam incluídos, os homens sejam incluídos, as mulheres sejam incluídas e para que todos tenham oportunidade. Eu sou a favor de passar o bastão. Portanto, ele só pensa nele. 

Já é a terceira vez. Uma vez foi inclusive caçado por atos irregulares que cometeu na sua gestão e com isso eu tenho certeza que agora ano que vem os eleitores de Valente vão consertar esse erro do passado e a hora é agora. Eu não vejo outra hora tão favorável de mudança como Valente vem entendendo agora neste momento.

5 – Quem você apoia para prefeito e vice em Valente em 2024 e se existe necessidade de parcerias com o PT, por exemplo?

Deputado Luciano Araújo: Eu apoio para prefeito e vice de Valente, Marcos e Sissi. Sissi porque além de ter sido o vereador mais votado da história de Valente, hoje representa um grande povoado que é Santa Rita de Cássia.

Valente teve a oportunidade de eleger um vice-prefeito de Valilândia e agora tem uma nova oportunidade de eleger um vice-prefeito de Santa Rita de Cássia. Então isso representa o rodízio. Cada povoado tem que eleger o seu vice-prefeito. Eu acho que Sissi representa também a câmara de vereadores. Eu acho que com a vinda de Sissi para vice se tem a chance de termos o apoio de uma grande parte dos vereadores que abraçam essa chapa de Marcos e Sissi e eu tenho certeza também que nós precisamos e temos que ter a parceria com o PT. Agora a parceria com o PT raiz, o PT de fato. O PT de Leninha e o PT de Zé Silva, aqueles que sempre foram PT e são importantes. Agora claro que uma chapa não dá para acomodar todo mundo. Eu não tenho como acomodar ninguém. O PT tem que entender que nessa eleição possa ser que não tenha como acomodar. Então pode ter certeza que espaços eu acho que Marcos vai dialogar, vai trabalhar nesse sentido e eu tenho certeza que o PT precisa e deve participar dessa conjuntura de oposição para que nós possamos ganhar essa eleição.

6 – Sucessão municipal em Conceição do Coité. Como está sua relação com Marcelo? Ele merece a reeleição? Justifique.

Deputado Luciano Araújo: Em relação a Conceição do Coité eu tenho muito orgulho de dizer que tive apoio de um dos melhores prefeitos do Estado da Bahia que é o prefeito Marcelo e isso vem se constatando em todas as pesquisas de opinião que a gente tem visto na cidade de Coité. Marcelo é um grande gestor e é um prefeito modelo e inovador. Resgatou a cultura de Conceição do Coité. A cultura da Micareta e a cultura da exposição. Trouxe o NatalLuz para o Estado da Bahia. É um exemplo do que tem de mais moderno em eventos festivos, que trouxe lá da região de Gramado, que leva gente e leva turista do mundo todo. Hoje o modelo já tá se destacando como mais um que gera muito emprego na cidade, gera emprego no comércio aquecido e o comércio vende mais. Coité depois de Marcelo ampliou o número de empregados com carteira assinada e eu tenho certeza que Coité tá no caminho certo. Marcelo será Prefeito mais uma vez e contará com o nosso apoio. Nesses meses de mandato tenho conseguido algumas coisas para Coité. Agora mesmo acabo de conseguir sete mil metros de calçamento que com certeza irão calçar muitas ruas nos povoados, uma ambulância zero quilômetro, um toyota hilux, evento da micareta, conseguimos recursos para exposição e não paramos de trabalhar. Com certeza no próximo ano eu poderei fazer muito mais porque será o ano que eu tenho direito às minhas emendas. No nosso primeiro ano a gente não tem direito às emendas ainda, portanto no ano que vem Conceição do Coité terá a nossa impressão digital de muito trabalho.

Já a minha relação com Marcelo está cada vez melhor. Marcelo que hoje é o líder do grupo de seu pai, Hamilton Rios de Araújo. Esse grupo que construiu grandes lideranças a exemplo de Vertinho, exemplo de Renato, exemplo de Tom e a tendência é sempre tá inovando.

Eu tenho certeza absoluta que o prefeito Marcelo a partir desse seu segundo mandato vai preparar novas lideranças para vereador, para vice-prefeito e para prefeito e Coité está agora no rumo certo e vai continuar.

7 – O que os cidadãos da região do sisal podem esperar do deputado Luciano Araújo?

Deputado Luciano Araújo: O que é que o cidadão pode esperar de mim nesse meu mandato? Eu graças a Deus depois que assumi me sinto muito feliz porque vejo três projetos que seriam dos meus sonhos começarem a se tornar realidade e que sempre debati em campanha que foram o projeto brave do sisal, o canal do Sertão – que foram dois projetos que eu participei das reuniões e dos estudos há mais de 20 anos – e agora com uma iniciativa nossa com um pedido nosso ao Governador e o projeto apresentado na Assembleia Legislativa que o governador também  acatou e já incluiu no PAC, que é o hospital regional do sisal.

Pode ter certeza que esses três projetos vão revolucionar a região sisaleira. O projeto brave é um projeto inovador e de tecnologia para que o etanol seja retirado do sinal,  que nós aproveitamos apenas 4% da planta e 96% a gente não tem aproveitamento algum. Esse projeto já existe há 22 anos e eu tive também a honra de participar 22 anos atrás desses estudos. A Unicamp abraçou, a Shell agora aportou recursos e junto com a ANP está saindo do papel para se desenvolver em laboratório as mudas que vão se adequar e revolucionar a nossa região, além de valorizar suas terras, vão se instalar aí algumas usinas de beneficiamento para geração de energia e para produção do etanol e será com certeza a revolução.

Já o canal do Sertão é aquele canal que eu também participei há mais de 20 anos e que é  um projeto que eu desde jovem que conheço de perto que é levar água do Rio São Francisco para a barragem do São José, que está  praticamente seca. Depois da ampliação da barragem do França, lá em Piritiba, a barragem do São José ficou uma barragem que é é a segunda maior da Bahia. Então é com esse canal do Sertão chegando e jogando água do rio São Francisco para barragem de São José ela vai tornar o Rio Jacuípe que vai passar por toda região sisaleira desde Gavião, São Domingos e Riachão do Jacuípe em um rio perene e isso vai com certeza também mudar a vida do cidadão da nossa região.

Sabemos que estamos passando por essa seca terrível e para a gente o que é certo é a seca não é a chuva então eu tenho certeza que é mais um projeto que vai revolucionar todos nós. Junto com o hospital do Sisal que entendemos a carência que todos nós temos na área da saúde e com a chegada desse Hospital, um hospital de alta e média complexidade vai mudar assim o atendimento das pessoas e principalmente aquelas pessoas mais carentes.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Sisal Hoje, Criado em WordPress.