Connect with us
Banner do Site

Opinião

Dirigente do PT não acredita que a militancia seguirá a orientação do diretório municipal de Valente

Avatar

Published

on

Por Eduardo Frederico

SISALHOJE – O PT de Valente chegou a 2024 com José Silva se colocando à disposição para ser candidato a prefeito. Em seguida, abriu mão da oportunidade em nome de Ismael. Para surpresa de todos sem qualquer tipo de desistência pública do mesmo aparece Dica do Posto como vice de Ubaldino. A história é exatamente esta? 

Tytta Ferreira – O  nome de Zé Silva não foi uma construção que veio do partido, né? Acho que foi uma construção dele e de forma subjetiva. Todo mundo tem direito de se colocar e de querer construir, mas naquele momento era um momento da gente ter um só pré-candidato (tinha Leninha também) e isso com certeza isso afetou muito na tomada de decisão e acho que fragilizou muito a pré-campanha de Ismael pois demorou muito para o próprio Zé retirar o nome. Porque é importante dizer que ninguém tirou o nome de ninguém. Se (Zé) tivesse se compatibilizado, como Ismael se descompatibilizou, o nome dele estaria até agora, não é verdade? Já o nome de Dica que não é tão orgânico assim, é a necessidade de alguém próximo de Ismael, muito mais como uma estratégia de tentar levar a imagem de Ismael pro palanque de Ubaldino.

Água e óleo se misturam?

Acho que não.

Ubaldino foi nosso principal adversário (do PT).

SISALHOJE – Para você que é petista histórico envolvido nas causas sociais defendidas pelo PT desde sempre, qual sua opinião sobre esta chapa com o PT e um adversário histórico como Ubaldino Amaral?

Tytta Ferreira – Sinceramente é uma chapa sem pé nem cabeça. Ubaldino tem um histórico extremamente contrário a nós (do PT). Ele caminhou e caminha numa vertente política que não não tem nenhum tipo de construção coletiva conosco. O sentimento e a forma da gente fazer da gente fazer política é completamente diferente. 

A gente conhece Ubaldino de longas datas e  eu sinceramente respeito a opinião da maioria, mas eu não vejo ali dele nenhuma possibilidade de abraçar um projeto de esquerda e de abraçar um projeto social. Para mim as bandeiras que são defendidas pelo PT historicamente jamais serão abraçadas e definidas por Ubaldino. Imagine ele fazendo a luta social, coisa que ele nunca fez na vida. Pelo contrário, ele viveu perseguindo gente nossa em vários momentos, né? Todo mundo sabe disso. Foi assim com a rádio Valente FM e com a fábrica de tapetes da APAEB.

Sinceramente eu respeito quem defende, mas quero deixar claro que para mim isso é como água e óleo. 

E tem muitos outros que pensam da mesma forma e é importante dizer isso que muita gente pensa da mesma forma.

SISALHOJE – Sem dúvidas agora em 2024 o PT junto com Ubaldino perde oportunidade de acabar de forma radical com a história política do Amaral. Mas ao invés disso resolve se unir a ele. Poderíamos citar uma sequência de erros, desde ideológicos até estratégicos, não?

Tytta Ferreira – Concordo, penso assim também.

O PT perde a oportunidade de centralizar a força política. Acho errada a estratégia de deixar vivo Ubaldino que estava sozinho. Se a gente traz hoje uma candidatura com Ismael na cabeça, teria muita chance de sair mais fortalecido de todo processo. Se não fosse Ismael poderia ser uma candidatura nova para demarcar se fosse necessário e não salvando aquele que a vida inteira foi contrário aos nossos ideais.

Eu sinceramente via na situação a oportunidade de Valente virar a chave  e pensar sobre uma perspectiva diferente.

E a gente perde isso agora.

Eu faço questão de dizer que eu não tenho nada contra o nome que foi colocado para vice. Eu tenho sim contra o PT ser vice de Ubaldino. 

Este é meu olhar, é a minha opinião e eu acho que faltou discutir isso.

Faltou ouvir a principal liderança petista que é a militância petista. Faltou ouvir as pessoas.

Esta aliança não é da vontade das pessoas.  Não é da vontade delas.

É importante dizer que enquanto dirigente Nacional do partido eu entendo que o nosso partido é extremamente democrático. Partido que seus filiados tem opinião. 

Se eu não puder emitir opinião no PT eu vou emitir onde?

O fato de se ter uma posição política não equivale a ser inimigo de outros dirigentes.

Mas sou obrigado a dizer que o nosso diretório de Valente apesar de ter muitas pessoas, mas realmente são seis pessoas que decidem.

É importante dizer isso e é Importante que a gente traga esta leitura. E dos seis eu sou um dos seis e eu sinceramente não me recordo de ter sido chamado para decidir sobre esta chapa.

Para mim essa decisão de compor a chapa com Ubaldinho foi um grande erro estratégico.

SISALHOJE – O PT talvez seja o único partido no Brasil a ter uma militância ideológica. Baseado nessa premissa, você acredita que Dica terá o voto de todos os petistas de Valente?

Tytta Ferreira – Não, Dica não é o candidato. O candidato é Ubaldino.

Ninguém vota no vice. 

O número que vai para a urna é o número de Ubaldino .

Não tenho dúvida disso e muita gente pensa como eu.

SISALHOJE – Em caso de Vitória de Ubaldino e Dica você entende que existe espaço para a militância dentro do governo ou somente a cúpula do PT terá alguma vantagem?

Tytta Ferreira – (Sorrindo) Estamos falando de Ubaldino. Quem não conhece Ubaldino em Valente?

Ele é conhecido como alguém que honra ou que não honra seus compromissos?

Tenho cá minhas dúvidas se ele vai cumprir o combinado (risadas).

Como eu não fiz acordo com ele e nem com ninguém, eu fico muito tranquilo.

O  meu acordo é com a militância petista.

Meu acordo eu fiz em 2005 quando eu decidi me filiar no Partido dos Trabalhadores e ali eu construí uma história de luta dentro do PT.

Com certeza o dia que eu não fizer mais parte desse partido eu não serei de outro.

É um partido que mudou a vida de muita gente, inclusive a minha. Por isso eu sou muito grato ao meu partido .

Importante que fique claro que a minha opinião é como dirigente nacional e municipal também.

Enquanto eu for dirigente do partido dos trabalhadores eu vou emitir a minha opinião, goste quem gostar e quem não gostar paciência.

Preciso dizer que as minhas opiniões são discutidas com outras pessoas também. Escuto essas outras pessoas antes de tomar as minhas decisões.

Converso e escuto muito meu amigo Ismael, converso com o deputado Joseildo, com o deputado Osni, com o nosso ministro Paulo Teixeira e outros. Então as pessoas me respeitam porque sabem que eu tenho convicções políticas. 

Eu tenho lado, eu não fico em cima do muro.

Muitos pensam que falar é criar polêmica, mas eu discordo, Não estou criando polêmica nenhuma. Eu não acredito numa gestão compartilhada com alguém que foi toda a vida nosso adversário.

Alguém que nem a letra de um letreiro ele pintava de vermelho.

Imagine? (sorrisos).

Agora do nada é o nosso aliado? Do nada?

Aí esquece tudo e passa por cima de tudo? Eu não sei fazer política assim.

SISALHOJE – Existiu uma recomendação explícita do governador contra alianças com bolsonaristas. Valente seria uma exceção, se rebelou ou o PT raiz não está com Ubaldino?

Tytta Ferreira – Eu só fui do PT até hoje, então eu sou orgânico do PT. Isso não quer dizer por exemplo que um Valdir Pires da vida que foi do MDB antes, foi pro PT e nem por isso ele deixou de ser PT. É claro que ele era. E assim a gente tem outros aí no caso de Valente como Ismael e outras figuras que fazem parte desse processo da história do nosso partido. A gente teve dois prefeitos do PT, né? A gente fala de Ismael, mas Agnaldo também foi prefeito pelo PT e para mim é importante que a gente traga isso com uma força política. Sinceramente eu avalio que estar no palanque com um bolsonararista convicto é muito mais difícil. A gente sabe que a mulher do prefeito fez durante a campanha presidencial e de governo estado, a gente sabe o que foi feito em Valente. Ninguém tem memória curta. Foi muito forte, uma perseguição muito forte mesmo. Fez uma campanha para Bolsonaro – o inelegível. 

Então assim não existe uma orientação da direção Nacional contra acordos deste tipo. Existe uma resolução.  Mas Valente não é exceção não. 

Eu acho que em Valente a gente está perdendo a oportunidade de estar grande e de pensar outras estratégias. Não dá para fazer aliança com A ou com B negando o histórico. 

É importante dizer que não se trata dos outros. Eu tô tratando do meu partido que tem militância viva. Nós sabemos do tamanho do PT. Tem muita gente que pensa como eu. Mas é muita gente mesmo e depois da nota que eu soltei eu recebi muitas ligações de companheiros e companheiras históricos de que vão caminhar do mesmo jeito que eu. Então é muita gente. Às vezes a direção toma um direcionamento e isso não quer dizer que você vai seguir. Falta dizer que o maior patrimônio do PT é a sua militância. O Lula fala isso sempre: Ouvir, ouvir,  e depois ouvir um pouco mais. Então eu tô aqui na condição de dirigente nacional e respeito muito a direção municipal, mas o que foi feito foi um erro estratégico na minha avaliação. Agora dizer que vou acompanhar a decisão,  aí já é um outro patamar. 

Eu vou votar 13.

Tenha certeza que eu vou voltar 13! 

  •  
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Sisal Hoje, Criado em WordPress.