Connect with us
Banner do Site

Politica

Resenhas do evento de Marcos Adriano

Avatar

Published

on

Por Eduardo Frederico

Importante neste instante o SisalHoje não atrapalhar o processo eleitoral.

Muitas vezes a imprensa cria desserviços nesta área.

Eu estou me policiando muito após algumas críticas que os meus posicionamentos têm recebido.

Então, o que posso falar do evento de ontem no Clube Umburanas sem prejudicar Marcos e todo o processo eleitoral 2024?

Vamos lá: Quem estava lá?

Vereadores: Sissi, Guiu, Gabriel, Guto, Romilson e Tatau. Disseram que Luizinho também estava.

A ida destes vereadores alimenta sem dúvidas suas relações minimamente próximas com a  pré-chapa Marcos e Sissi. 

É importante analisarmos sem artificialidades que o processo eleitoral já começou e estar próximo de um lado indica sim algo – nem que seja um grande equívoco.

Lideranças, personalidades ou figuras expressivas da sociedade valentense que foram ao evento tinham consciência de que estarem ali naquele momento indicaria uma preferência. Se queriam dar os parabéns a Marcos que fossem na casa dele e levassem um presente.

Políticos: Zé Silva e Adevaldo da cúpula petista ficaram uns 40 minutos e eu soube que mais tarde Tytta Ferreira apareceu e fez um discurso acalorado. Não vi e não garanto esta informação.

Deputados: Gabriel Nunes, Alex e Luciano.

Para minha tristeza pessoal não teve vaia para nenhum deles ao serem chamados no palanque, porém somente uma pequena parcela dos presentes ameaçou umas tímidas palmas. Não fazem nada mesmo pelo município.

Muita gente do povo. 

Ao final eu calculo que o evento teve por volta de 300 pessoas

Quem não foi

Ubaldino Amaral não deu as caras

Ismael Ferreira também não apareceu.

Os contratados da prefeitura eram esperados por mim e não vi quase nenhum.

Estes por sinal serão os fiéis da balança em 2024, pois são o sustentáculo da viabilidade de Marcos. Segundo soube 80% dos cargos seriam simpáticos a o aniversariante. Se isso é verdade ficaram com medo e não apareceram. Eu também não iria.

Análise: A ausência de Ubaldino e de Ismael colocou fogo na política.

  • Ubaldino que sempre se humilhou citando Marcos nos eventos, quase implorando que ele subisse aos palanques da vida e ficasse ao lado dele parece que cansou. Não apareceu e com isso deixa claro que estão literalmente separados nas atuais conjunturas . Como político esperto não vai fechar as portas para o pupilo, mas que o jogo mudou, mudou!
  • Ismael deixa claro que não esqueceu as celeumas da transição de governo entre ele e Marcos, onde acusações mútuas se fizeram presentes. Sustação de cheques na transição são até hoje exaustivamente lembrados. 

Sem Ismael e Ubaldino. E agora?

A ausência de Ismael é a mais danosa, pois se sabe do poder do mesmo sobre parte da petezada. Então com esta cara na porta o processo se desenha numa divisão suicida do grupo Ubaldino/Marcos.

Dizer que o povo quer e isso é o que importa eu vejo como algo muito romântico e pouco lógico.

O povo quer cerveja e muitos só foram lá ontem por causa disso, por exemplo. 

Os papagaios de pirata

Papagaio de pirata são aqueles que colocam a cabeça nas fotos de pessoas importantes.

Eu venho dizendo desde sempre que estas figuras desimportantes continuam influenciando negativamente o processo político valentense.

Na política só se contribui de duas formas: com dinheiro e com votos.

Muita gente sem os dois aparecendo nas fotografias e atrapalhando.

Marcos tem enorme potencial

Gosto da ideia de líder carismático. Inclusive já estudei muito sobre o tema nos livros de  Emile Durkheim. As pessoas gostam de Marcos de graça e isso é muito positivo. Com pouca ajuda Marcos vai longe. Agora ele não pode ser tão atrapalhado por gentes boas da vida como é.

A ideia deste evento foi arriscada

Pontos que deveriam ter sido refletidos:

As pessoas já podem se mostrar ao lado de Marcos?

Os vereadores vão sofrer algum tipo de represálias ao serem vistos ao lado de Marcos. No caso dos vereadores eu duvido muito que a maioria não se elegeu muito mais pelas mãos mágicas de Ubaldino do que por méritos próprios. Vi o constrangimento de muitos de estarem lá. Alguns até distantes, no fundo da festa, perto dos banheiros.

Se pensou na escolha do local? O Umburanas é enorme e para encher é necessário mais de mil pessoas. Piorou a fragilidade da organização em deixar cadeiras sobrando já que o povo se concentrou no bar, é claro. Pareceu que não tinha ninguém.

Pontos positivos para Marcos

Marcos ganhou muito por ter tido a coragem de meter as caras. Levou sim gente e não foi pouca. Mesmo intimidados os vereadores foram em maioria, mesmo cientes de que todos os colariam na figura de Marcos.

Não tem para onde correr. Os vereadores que foram tem ao menos uma simpatia ao novo projeto ao ponto de peitarem o prefeito.

E aí?

Sem dúvidas, existem hoje quatro chapas claras para mim: Marcos e Sissi, Ubaldino e X, Ismael e Y e Zé Silva e Z.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Sisal Hoje, Criado em WordPress.