Connect with us
Banner do Site

Opinião

Uma satisfação aos amigos e aos leitores

Avatar

Published

on

Por Eduardo Frederico

Quando se olha um objeto qualquer – seja um bicho, uma porta, uma comida –, não se percebe nelas somente o traço essencial que o define pelo nome. Percebe também as coisas que os distinguem de outros. Percebe, por exemplo, que um cão é grande e não pequeno, que a pessoa é gorda em vez de magra, que se está correndo e não parado, que o sofá da sala não é um fogão etc., etc. É esse conjunto de aspectos que diferenciam as coisas e os seres.

Aristóteles denominava “categorias” esses vários aspectos sob os quais um ente ou coisa é percebido instantaneamente. 

É claro que nem sempre essas distinções são intuitivas e instantâneas. Às vezes surge uma incoerência qualquer entre os aspectos percebidos. Aí você é obrigado a usar o bom senso e a ética para tentar completá-los mentalmente

Um exemplo é a distinção entre o bem e o mal.

Uma pessoa que anda sorridente, manso e família remete imediatamente a uma ideia de pessoa boa. Já outros, principalmente se forem concretamente técnicos e pouco políticos, passarão a ideia de serem ruins.

Na política isso não pode ser negligenciado.

Chance de erros

A possibilidade de ocorrerem erros de percepção é enorme, sobretudo quando são fatos públicos sujeitos a deformações operadas por toda sorte de “especialistas”, palpiteiros, ativistas fanáticos e partes interessadas. Maior ainda a possibilidade do desastre quando a comunidade que participa do debate não tem prática do assunto e arrisca, por automatismo, e às vezes com fartura de termos científicos, jurídicos, sociológicos aprendidos na internet toda sorte de interpretações deslocadas, adaptadas de experiências vagamente parecidas, tornando ainda mais inacessível a realidade do objeto.

SisalHoje

Eduardo Frederico foi ontem interpelado por um amigo que cobrava imparcialidade por achar que existe uma tendência do SH em favorecer Marcos Adriano.

Imediatamente eu mandei os links de críticas fortes ao ex-prefeito em duas matérias carregadas de adjetivos, muitos deles pesados. 

Quem fizer uma busca no SisalHoje vai perceber que existem críticas a todos os grupos. 

Se hoje parece que “o alvo” seria Ubaldino é pelo fato dele ser prefeito.

Após tomar conhecimento das referidas matérias com o professor este amigo sem graça e de forma bastante humilde se desculpou.

Estamos num momento emocional difícil e delicado.

A imprensa precisa falar a verdade.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Sisal Hoje, Criado em WordPress.